Muita gente se questiona à respeito do soninho dos bebés recém nascidos durante a sessão. Será que esta é a condição para se realizar a sessão?

A resposta é “não exatamente”. É a condição ideal, visto que o intuito das fotos é retratar a leveza e tranquilidade que caracteriza estes pequenos seres humanos nos seus primeiros dias de vida. Nesta fase eles praticamente só comem e dormem, daí ser o foco do registo…esse sozinho gostoso, sem preocupações, que dá aquela “invejinha” aos adultos.

Mas, o que acontece se o meu bebé não dormir? Eu perco a sessão? Preciso remarcar?

A nossa primeira preocupação é perceber porque seu bebé não está a dormir. Nessa idade, como ja referimos, os bebés comem e dormem. E entende-se que o sono do bebé está relacionado ao nível de saciedade do bebé. Você ja experimentou comer muito? Temos a sensação de termos virado uma bola e rolarmos se virarmos para o lado. Com os bebés acontece quase como isso. O normal é: bebé saciado (barrigudinha cheia) + fralda seca = sono longo e profundo. Quando o bebé so dorme pelo embalo ou cansaço (porque chorou muito ou mamã demais a chupeta) o sono tende a ser mais leve e curto.

Deste modo, na altura da sessão, garantimos que as condições para um sono profundo sejam criadas. O bebé deve estar exposto a temperatura ambiente certa, estar bem alimentado, limpo e relaxado. Também usamos de algumas técnicas para acalmar o bebé, das quais em breve me debruçarei aqui neste canal. Fique atento.

E se ainda assim ele não dormir?

Alguns bebés infelizmente, tendem a ter cólicas nesta altura, o que os impede de manterem-se relaxados e dormir. Costumo elucidar os pais, que a ansiedade dos pais, provoca tensão no ambiente e por incrível que pareça influencia negativamente a sessão. No entanto, mesmo assim fotografamos, apesar de num modo diferente.

É possível fotografar os bebés enquanto acordados. Consegue-se fazer uma ou outra foto engraçada, registar os olhinhos arregalados, apesar de quando acordados, eles tenderem a parecer incómodos: têm os braços estendidos, as pernas esticadas, os olhos arregalados e aquelas caretas que parecem acompanhadas de perguntas como “quem eu sou?” “onde é que estou?” “onde está a minha xuxinha?” (risos) Sem falar que posicionar o bebé torna-se bem difícil pois na sua maioria ditam a forma como querem estar. Por isso servimo-nos também da técnica de enrolação, fazendo o uso do wrap (tecido macio e maleável) para prender de forma segura e confortável, braços e/ou pernas do bebé. É uma técnica que ajuda a controlar o reflexo de moro no bebé (aquela sensação de perda de equilíbrio e susto por não perceber os limites dos braços e das pernas a que o bebé estava acostumado enquanto estava na barriga da mãe, ou aninhado em seu colo)

Deixo-vos então algumas sugestões para estimular o melhor sono do bebé durante a sessão:

  1. Um banho morno e gostoso bem perto do horário da sessão, seguido de uma massagem relaxante na hora de passar o hidratante na pele
  2. Garantir que o bebé mame bem a xuxinha até esvaziar-la, ao invés de deixar que ele adormeça logo nas primeiras sucções.
  3. Se o bebé mama leite de fórmula, garanta pelo menos o equivalente a 2 biberões, para que um seja dado ao chegar ao estúdio e caso preciso for, ter o reforço disponível.
  4. Venha tranquila para a sessão, e se tiver outros filhos pequenos, traga alguém que possa ajudar no cuidado com eles para que se evite tensão de correr com a sessão.
  5. Esta é uma sessão em que quem define o começo, as pausas e o final é o bebé. Considerando isso, podemos todos relaxar e o bebé também.