Olá newbornlovers!

Espero que estejam a ter uma ótima semana.

Na matéria de hoje eu venho partilhar com vocês uma publicação de um canal do Youtube que eu amei e vocês já vão entender o porquê.

Trata-se do canal “Guerreiras da Banda” gerido pela queridíssima Sara Matos, de nacionalidade portuguesa, residente em Luanda há 8 anos. A Sara é casada com um angolano e os dois formaram uma linda família, com 3 filhos. E o membro mais recente desta família, nasceu a sensivelmente 1 mês, em Luanda. Trata-se da Lia, uma menina toda dengosinha que tive o prazer de conhecer e fotografar.

 

Sim, tive o prazer de fotografar a Lia na sua sessão newborn. A Sara localizou-me através de uma publicação no grupo do Facebook “Mães e Mulheres de Angola” (deve ter sido uma das que fiz há uns anos, anunciando que sou fotógrafa de família, especializada em fotografia Newborn, em Angola). Veja aqui o resultado desta sessão. 

Nesta fase de isolamento social em virtude da pandemia do Covid 19, que infelizmente também chegou ao nosso país, a Sara temeu não conseguir este registo para a sua pequena. O que seria mesmo uma pena, visto que os maninhos mais velhos o tiveram.

No entanto, ela conseguiu marcar e realizar a sua sessão, pois coincidentemente, na altura em que entrou em contacto comigo (pela minha página do Facebook), eu estava em fase experimental de adaptação ao novo regime de atendimento em fase Covid, numa altura em que as autoridades sanitárias do país consideraram um retorno gradual da força de trabalho, e considerei fazê-lo ao perceber que muitas eram as mamãs que estavam a perder a fase ideal para a realização das suas sessões. Infelizmente, o número de casos no nosso país aumentou e antes mesmo do Governo anunciar que já se podia considerar circulação comunitária em Luanda, eu (com o habitual apoio do meu marido) reconsiderei voltar a fechar o estúdio e o fiz.

Mas, voltando à pequena Lia, ela teve a sua sorte e a sua sessão newborn foi realizada no meu estúdio, em Luanda, num tranquilíssimo sábado. Para além dos pais, a Lia foi acompanhada dos manos mais velhos, Luana e Rafael que mostraram o tempo todo que estavam lá e estavam a gostar de lá estar.

Encantei-me logo pela Luana, não apenas por ter o mesmo nome da minha filhota, mas por claramente carregar o DNA de blogueira da mãe. Muito expressiva e de uma energia e simpatia contagiante. Desde que chegou, foi ajudando o pai a reportar o momento da mana, e foi manifestando o prazer de estar no estúdio, bem como a sensação que teve de estar em casa. Ao final da sessão, como prova de que tinha gostado de mim, prometeu convidar-me para a sua festa de aniversário dos 7 anos, que será no ano que vem (2021). Olhem só, deixo aqui escrito para que vocês sejam minhas testemunhas (risos).

O Rafael, de apenas 4 aninhos, também fez as suas intervenções um pouco mais brincalhonas e desajeitadas entre um tombo e outro, com direito à algumas birras, completamente normais para a sua idade. Pelo que o pai precisou despir-se muitas vezes das vestes de filmmaker da Sara, para vigilante do Rafael (risos).

E para a minha alegria, ao final de algumas semanitas, recebi a mensagem da Sara, com o link do vídeo gravado pela família e editado por ela, pronto e publicado, que passo a partilhar com vocês na matéria de hoje, com rasgados elogios a respeito desse trabalho que eu amo fazer. E fico mesmo, mas mesmo encantada, porque não tem maior alegria que esta enquanto fornecedora de um serviço tão delicado: que os clientes para além do encantos pelo resultado final que são as fotos, tenham uma boa experiência do momento da realização das mesmas. Porque é isto que proponho na minha fotografia: que ao olhar pra foto ela traga à memória um momento de prazer e alegria, daí o slogan “Um click, várias emoções”. Pois de que me adiantaria que só se visse o belo?…que o belo na imagem não trouxesse consigo nenhuma bela emoção?

Por isso, deixo aqui a minha manifestação de elevada gratidão à Sara e à sua família, primeiro por me terem escolhido e confiado a vossa mais recente preciosidade em minhas mãos. Digo confiar porque confiaram mesmo, desde a seleção da produção às manobras com a pequenina, considerando toda a segurança que impera. Depois, por confiarem nos cuidados do estúdio e da equipa, numa época tão delicada. E por fim, gratidão por este feedback tão gostoso que vale mais do que qualquer cifrão pago.

Espero revê-los em breve, antes mesmo da festa de 7 anos da Luana.

Bem haja!

Beijo grande!

Catila Machado C.