Olá newbornlovers!
Eu sempre tive vontade de partilhar um pouco com vocês sobre como funcionam as coisas por detrás da fotografia bonita.
Sei que muitos de vocês são até capazes de considerar o processo que antecede a sessão fotográfica. Isso é ótimo porque há etapas interessantíssimas que passam por conhecer os modelos, de forma generalizada e de forma individual. E claro que o processo criativo salta-nos sempre aos olhos, principalmente quando a sessão envolve caracterização do local, os tais cenários.
Mas há vida depois da sessão. Aliás, há muita vida depois da sessão!
E é este tema que eu resolvi abrir para vocês hoje: o meu processo de pós produção. Não de forma técnica, porque não vou ensinar ninguém a editar agora (risos), mas de um modo que os pais e clientes de modo geral possam perceber prazos de entrega e outras coisas mais que precisam funcionar metodicamente depois que a sessão acaba.
Então vamos lá?
O meu processo de pós produção geralmente, comporta em torno 10 etapas que passo a descrever:
- Importação das fotos para o computador
- Pré-seleção das fotos aprovadas
- Pré-edição das fotos aprovadas: ajustes de iluminação e cortes
- Exportação e upload das fotos para criação da galeria de seleção
- Envio da galeria de seleção
- Seleção das fotos
- Processo de edição
- Verificação e controle de qualidade
- Exportação das fotos finais
- Envio das fotos para os pais
Para entender um pouco mais, leia a explicação das etapas mais abaixo. As etapas desse processo ocorrem diária e simultaneamente entre diferentes famílias. Ou seja, num mesmo dia, enquanto vivemos com uma família a etapa 1, estamos a viver com outras, as etapas 3, 5 ou 10.
Atualmente, além de fotografar, participo de modo ativo em 95% de todas estas etapas, contando muitas vezes com a colaboração de uma assistente na etapa 2 (pré-selecao) e de um editor na etapa 7 (edição) e
IMPORTAÇÃO E PRÉ-SELEÇÃO DAS FOTOS APROVADAS
Esta fase ocorre depois de passarmos todas as fotos do cartão para o computador. Durante a sessão fotográfica, diferente de quando vamos fazer fotos do tipo passe, em que “clicou e já está” (risos), nós fazemos vários cliques, ainda que o cliente se proponha à adquirir o pacote mini (de 10 fotos). Pois, é importante que como fotógrafa, eu explore dos modelos o melhor ângulo, melhor sorriso ou semblante descontraído, melhor iluminação e etc. Logo, após a sessão, deve ser feita uma pré-seleção, que é basicamente uma peneira que passamos para eliminar as fotos que de cara já reprovam nos quesitos acima mencionados.
PRÉ -EDIÇÃO DAS FOTOS APROVADAS: AJUSTES DE ILUMINAÇÃO E CORTES
Existem alguns ajustes primários que devem ser feitos nas fotos aprovadas, tais como cortes e ajustes na iluminação, sempre que necessário for. Isto permite uma leitura mais fácil por parte dos cliente na hora da seleção. Particularmente gosto de fotografar com baixa exposição de luz (fotos mais escuras), para que consiga recuperar cada detalhe na fase da edição, principalmente no caso de sessões externas. Então preciso recuperar essa iluminação da foto antes de enviar para o cliente escolher.
EXPORTAÇÃO E UPLOAD DAS FOTOS PARA CRIAÇÃO DA GALERIA DE SELEÇÃO
Cumpridas as etapas acima, considerando que em média de um total de 200 fotos tiradas durante a sessão, são aprovadas umas 80, estas são exportadas do programa usado para pré-edição, e importadas para uma plataforma online que uso para que os clientes possam selecionar as suas fotos no conforto de sua casa, pelo telefone ou computador, com a tranquilidade que o momento requer.
ENVIO DA GALERIA E SELEÇÃO DAS FOTOS
Criada a galeria, deve ser enviada a referência (link) e chave de acesso aos clientes. Uma vez recebido o link e chave para acesso a galeria de seleção, o avanço das outras etapas passam a depender da conclusão dos clientes. Detalhe: em média, apenas 10% dos clientes conseguem colaborar selecionando num intervalo de 7 dias.
PROCESSO DE EDIÇÃO, VERIFICAÇÃO E CONTROLE DE QUALIDADE
Após a confirmação da seleção é feita a identificação dos arquivos e os mesmos seguem para a edição final, um pouco mais refinada, que dependendo do estilo fotográfico (em estúdio, externa ou lifestyle), considera-se direcionamento de olhar, enquadramento, eliminação de distrações, ajustes locais e correções especificas de tonalidade e pele. Ao final do processo de edição, eu faço questão de rever todas as fotos da galeria selecionada, para garantir a consistência das cores, coerência dos cortes e descartar aberrações ou exageros nas correções de pele.
EXPORTAÇÃO E ENVIO DAS FOTOS FINAIS
Somente após aprovadas as fotos é que fazemos a exportação dos arquivos (tirar do programa de edição) para uma pasta de arquivos digitais, devidamente identificada, com duas versões para cada arquivo: (1) baixa resolução: arquivo mais leve para que se possa usar no telefone e partilhas em aplicativos e redes sociais; (2) alta resolução: arquivo com mais pixéis, logo, com mais peso, para impressões. Feito isso, os arquivos (fotos) são colocados num website (wetrasnfer), que permite que num prazo limitado, os clientes tenham acesso à partir de qualquer parte do mundo e guardá-los num computador ou outro dispositivo.
É ISSO!!!
Lembrando que este é apenas um (1) dos vários processos que envolvem a nossa prestação de serviço de fotografia de família, dos quais a criação deste artigo faz parte, garantindo a informação necessária aos nossos queridos clientes.
Eu espero que vocês tenham curtido. Vocês podem me mostrar que sim, deixando um comentário ou partilhando com os seus amigos.
Salut